Sustentabilidade e
Responsabilidade Social

Edital de Projetos

Em 2016, avaliando a maturidade da Megamatte na sua trajetória dentro da responsabilidade socioambiental, iniciou-se um novo momento, com o lançamento de um Edital de Projetos, uma chamada pública para receber iniciativas inovadoras e que estivessem em consonância com a Política da empresa. O Edital foi um sucesso e contou com a inscrição de 66 projetos.

 

O vencedor deste 1º Edital, que compreende a execução ao longo de 2017, foi a ONG Favela Verde com o projeto Quartas Ambientais, que promove atividades de educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos.

 

Os participantes do projeto são alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Aberlardo Chacrinha Barbosa, que fica na parte mais alta da Rocinha, portanto vizinha ao Parque Nacional da Tijuca.

 

Em meio a atividades que vão desde o manejo de resíduos orgânicos, plantio de mudas, horta escolar e aulas de culinária, cerca de 120 crianças são sensibilizadas e conscientizadas para a importância da questão ambiental no local onde residem e estudam.

Projetos Incentivados

A Agência do Bem, com o seu projeto Escola de Música e Cidadania, é mais uma parceira da Megamatte. A iniciativa, apoiada via incentivo fiscal com a Lei do ISS, promove a inclusão social de crianças e jovens através da música. O projeto conta com aulas semanais de diversos instrumentos de orquestra, atendendo a centenas de crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, moradores de 13 comunidades do Rio. Os alunos que mais se destacam integram a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, que faz apresentações em diversos palcos da cidade, entre eles o Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, todo último domingo de cada mês.

Pacto Global da ONU

Após mais de três anos trabalhando o seu investimento social privado, a Megamatte entende que chegou o momento de olhar para dentro, para si mesma. Por isso, em janeiro de 2017, tornou-se signatária do pacto Global, uma iniciativa da ONU que tem o objetivo de mobilizar empresas do mundo todo para a adoção e promoção de valores ligados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, somando um total de dez princípios ao todo.

Este é o primeiro passo da empresa rumo a uma gestão cada vez mais sustentável e responsável, preocupada com a sua cadeia de valor, seus impactos e, mais do que isso, com o seu poder de influenciar o mercado de forma positiva.

Saiba mais sobre o Pacto Global: http://www.pactoglobal.org.br/

Megamatte e Mercy for Animals: Combate aos ovos de galinhas confinadas​

A Megamatte assumiu um importante compromisso público em 2017: o de aumentar gradualmente a utilização de ovos de galinhas não submetidas a confinamento em gaiolas em toda sua cadeia de suprimentos, chegando ao total de 100% em 2025.

A decisão acontece em um momento em que o mundo dos negócios caminha cada vez mais para práticas mais sustentáveis e que rejeitam a crueldade animal. Antes de assumir o compromisso, a Megamatte entrou em contato com a ONG Mercy For Animals, uma organização internacional que se dedica a combater a crueldade contra animais de consumo, em especial àquela que envolve a produção de ovos, que orientou a empresa neste processo.

Esta é uma iniciativa que ilustra a nossa preocupação em adotar cada vez mais processos e práticas sustentáveis na cadeia de negócios, algo que sempre fez parte do DNA da marca, mas que ganhou forças e estratégia definida a partir da assinatura do Pacto Global da ONU. Como não se trata de um procedimento simples, a adequação se dará em etapas:


• Para todos os novos contratos de fornecedores que tenham na composição do seu produto o ovo como insumo, haverá uma cláusula informando que será necessária a adequação a este compromisso;
• Atuais fornecedores já foram informados sobre o posicionamento da Megamatte e estudam, junto com a empresa, a melhor forma de se adequar;
• A adequação será gradual e deverá obedecer às seguintes metas: 15% de ovos cage free a cada ano, chegando a 100% em 2025.