Sustentabilidade

Confira nossos projetos de Ação Social

CAUSA SOCIAL

Em 2014, a Megamatte decidiu ampliar sua atuação socioambiental e, com isso, garantir impactos mais significativos dentro das áreas de sustentabilidade e responsabilidade social. Para isso, desenhou uma Política de Investimento Social e um Programa de Responsabilidade Socioambiental. Ambos tiveram como base o DNA da Megamatte, que serviu para nortear a identificação do que chamamos de vocação social da empresa, sua Causa Social.

Por acreditarmos que uma atuação social de peso precisa, antes de tudo, ser enxergada como relevante pelo principal público de uma empresa, seus funcionários, colaboradores e parceiros, a definição da Causa Social da Megamatte se deu de forma participativa, refletindo os olhares e percepções de representantes de diversas áreas da instituição, bem como de seus franqueados.

Portanto, do ponto de vista social, a Megamatte tem como objetivo contribuir com o Desenvolvimento de crianças e adolescentes através da educação e do aprimoramento do contexto familiar. Esta é a sua vocação social.

A POLÍTICA DE INVESTIMENTO SOCIAL

A Política de Investimento Social da Megamatte nasce com o intuito de orientar a empresa neste sentido, potencializando sua atuação no campo da responsabilidade socioambiental. O documento, desenvolvido após a definição de Causa Social, estabelece diretrizes de atuação no que se refere a públicos, área geográfica, temáticas e projetos a serem trabalhados e apoiados.

Além disso, a Política representa o compromisso da Megamatte com a responsabilidade socioambiental que, nos dias de hoje, tem se mostrado essencial para o equilíbrio entre as oportunidades de negócios, as necessidades da sociedade e o bem-estar das gerações futuras. Acesse a Política na íntegra aqui

A MEGAÇÃO

A Megação é uma ação social anual desenvolvida pela Megamatte desde 2011, que dedica um dia do ano para ajudar ao próximo. A campanha repassa todo o lucro da venda do mate e do guaraná desse dia para instituições que desenvolvem trabalhos sociais. Desde 2014, no entanto, com a reformulação da sua atuação social, a empresa passou a destinar o lucro da venda desses produtos para iniciativas diretamente ligadas a sua Causa e que seguem as diretrizes estabelecidas pela sua Política.

Durante dois anos, em 2014 e 2015, a verba obtida durante a Megação foi revertida para a Associação Saúde Criança, ONG que existe desde 1991 num sistema de franquia social. A parceria com a Saúde Criança foi definida após um intenso trabalho de mapeamento de organizações e projetos que não só dialogassem com a Causa e a Política da empresa, mas também tivesse a ver com o negócio da Megamatte. Além de ser uma franquia social, o Saúde Criança tinha criado o Projeto Culinária, de capacitação técnica para mulheres das famílias atendidas pela instituição, e que precisava de um patrocinador.

O público atendido pelo projeto era composto primordialmente por mulheres em situação de vulnerabilidade, com baixa escolaridade, filhos muito doentes e em tratamento hospitalar, muitas delas ocupando a posição de responsáveis pelo domicílio, moradoras de localidades distantes dos locais onde os filhos estão sendo tratados e, na maioria das vezes, sem renda mensal ou qualificação profissional.

Os objetivos do projeto eram: oferecer às famílias assistidas ferramentas que aumentassem a possibilidade de trabalho e geração de renda; desenvolver oficinas focadas na capacitação profissional e doação de instrumentos de trabalho e oferecer oficinas de competências pessoais, como postura profissional, superação, motivação, além de estimular o empreendedorismo para criação de trabalhos associativos.

EDITAL DE PROJETOS

Em 2016, avaliando a maturidade da Megamatte na sua trajetória dentro da responsabilidade socioambiental, iniciou-se um novo momento, com o lançamento de um Edital de Projetos, uma chamada pública para receber iniciativas inovadoras e que estivessem em consonância com a Política da empresa. O Edital foi um sucesso e contou com a inscrição de 66 projetos.

O vencedor deste 1º Edital, que compreende a execução ao longo de 2017, foi a ONG Favela Verde com o projeto Quartas Ambientais, que promove atividades de educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente para crianças e adolescentes de 8 a 12 anos.

Os participantes do projeto são alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Aberlardo Chacrinha Barbosa, que fica na parte mais alta da Rocinha, portanto vizinha ao Parque Nacional da Tijuca.

Em meio a atividades que vão desde o manejo de resíduos orgânicos, plantio de mudas, horta escolar e aulas de culinária, cerca de 120 crianças são sensibilizadas e conscientizadas para a importância da questão ambiental no local onde residem e estudam.

Conheça o Favela Verde: http://favelaverde.org/

PROJETOS INCENTIVADOS

A Agência do Bem, com o seu projeto Escola de Música e Cidadania, é mais uma parceira da Megamatte. A iniciativa, apoiada via incentivo fiscal com a Lei do ISS, promove a inclusão social de crianças e jovens através da música. O projeto conta com aulas semanais de diversos instrumentos de orquestra, atendendo a centenas de crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, moradores de 13 comunidades do Rio. Os alunos que mais se destacam integram a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, que faz apresentações em diversos palcos da cidade, entre eles o Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, todo último domingo de cada mês.

Conheça a Agência do Bem: http://www.agenciadobem.org.br/

PACTO GLOBAL DA ONU

Após mais de três anos trabalhando o seu investimento social privado, a Megamatte entende que chegou o momento de olhar para dentro, para si mesma. Por isso, em janeiro de 2017, tornou-se signatária do pacto Global, uma iniciativa da ONU que tem o objetivo de mobilizar empresas do mundo todo para a adoção e promoção de valores ligados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, somando um total de dez princípios ao todo.

Este é o primeiro passo da empresa rumo a uma gestão cada vez mais sustentável e responsável, preocupada com a sua cadeia de valor, seus impactos e, mais do que isso, com o seu poder de influenciar o mercado de forma positiva.

Saiba mais sobre o Pacto Global: http://www.pactoglobal.org.br/

MEGAMATTE E MERCY FOR ANIMALS: COMBATE AOS OVOS DE GALINHAS CONFINADAS

A Megamatte assumiu um importante compromisso público em 2017: o de aumentar gradualmente a utilização de ovos de galinhas não submetidas a confinamento em gaiolas em toda sua cadeia de suprimentos, chegando ao total de 100% em 2025.

A decisão acontece em um momento em que o mundo dos negócios caminha cada vez mais para práticas mais sustentáveis e que rejeitam a crueldade animal. Antes de assumir o compromisso, a Megamatte entrou em contato com a ONG Mercy For Animals, uma organização internacional que se dedica a combater a crueldade contra animais de consumo, em especial àquela que envolve a produção de ovos, que orientou a empresa neste processo.

Esta é uma iniciativa que ilustra a nossa preocupação em adotar cada vez mais processos e práticas sustentáveis na cadeia de negócios, algo que sempre fez parte do DNA da marca, mas que ganhou forças e estratégia definida a partir da assinatura do Pacto Global da ONU.

Como não se trata de um procedimento simples, a adequação se dará em etapas:

  • Para todos os novos contratos de fornecedores que tenham na composição do seu produto o ovo como insumo, haverá uma cláusula informando que será necessária a adequação a este compromisso;
  • Atuais fornecedores já foram informados sobre o posicionamento da Megamatte e estudam, junto com a empresa, a melhor forma de se adequar;
  • A adequação será gradual e deverá obedecer às seguintes metas: 15% de ovos cage free a cada ano, chegando a 100% em 2025.